Terras Indígenas e reforma agrária reduzem o número de propriedades rurais em Mato Grosso


Entrando no terceiro mês de levantamento, o Censo Agropecuário, atingiu cerca de 57% das unidades de produção rural do estado de Mato Grosso. Até agora, os dados reunidos pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam uma redução no número de propriedades no estado, em comparação com o último estudo, realizado em 2006. De acordo com o Ibge, Mato Grosso saiu de 116 mil propriedades em 2006 para 113 mil no levantamento atual.


O resultado decorre do balanço entre inclusões e exclusões de estabelecimentos ao longo da última década. Exemplos disso são a desintrusão da TI Marãiwatsédé, na região de São Félix do Araguaia, e a reintegração de posse do assentamento Santo Rosa, em Sorriso. “Esses são alguns casos identificados nestes pouco mais de 50% de coleta. Embora haja também inclusões, no geral, as exclusões são maiores”, explicou a chefe da unidade estadual do órgão, Millane Chaves, durante coletiva de imprensa na manhã do último dia 5 de janeiro.

Veja mais sobre a expulsão de produtores rurais da antiga fazenda Suiá-Missu: Quando falha a conciliação, por Aldo Rebelo

Veja ainda: Sarney Filho quer mais Unidades de Conservação

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários