Valeu o boi!! Ex Ministro da Cultura pediu veto a projeto de regulamentação da vaquejada

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, pediu demissão do cargo na tarde desta sexta-feira (18). Segundo a assessoria do ministério, o motivo alegado pelo ex Ministro para pedir demissão foi uma incompatibilidade dentro do governo. Agora já se sabe a razão, mas rumores dão conta de que Calero teria recomendado ao Presidente Michel Temer o veto ao Projeto de Lei aprovado pelo Senado que regulamentou a vaquejada. "Foi uma decisão unânime do Senado. Mas ele [Calero] ficou contra, causando um problema", disse um auxiliar do presidente ao jornalista Gerson Camarotti. Roberto Freire será o novo Ministro da Cultura.

O projeto aprovado pelo Senado já havia sido apreciado pela Câmara dos Deputados e foi uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada.

A expectativa de parlamentares do Norte e do Nordeste é que o projeto ajude a pavimentar o caminho para a aprovação de uma PEC que regulamenta as vaquejadas em todo país, derrubando de vez a proibição do STF. Nessas regiões, a vaquejada movimenta fortemente a economia local.

Este blog concorda com o ex Ministro Marcelo Calero: Temer deveria vetar o projeto de lei e encaminhar a votação da PEC. Se sancionar o texto, o STF poderá estender a decisão do Ceará a todo o país e ainda envolver outros esportes como o Rodeio, as paleteadas, provas de laço, e etc.

Veta, Temer!!

Imagem: Composição com fotos e Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados (Calero), Luis Macedo/Câmara dos Deputados (Roberto Freire), ABQM (vaquejada) e Câmara dos Deputados (rodeio)

Saiba mais:

Comentários