Cuspindo no prato: ONGs reduzem importância do MMA

Ao anunciar um funcionário de carreira para o Ministério do Meio Ambiente - Izabella Teixeira é a primeira titular da pasta ambiental que não é um pop star do movimento verde e não veio de nenhuma ONG - o governo sinalizou com a desonguisação do ministério. Em vias de serem destituídos do feudo, ambientalistas começam a desmerecer a pasta.

Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra, mandou essa hoje no twitter: "ambientalistas desinteressados sobre próximo ministro do meio ambiente: nenhum lobby ou mobilização. Sabem que decisões não são tomadas lá". O comentário foi retwittado por Paulo Barreto da ONG Imazon.

Ou seja, quando o ministério estava nas mãos de Lutzenberg, Goldenberg, Mini Sarney, Minc, Marina Silva e seus Marina's boys, o ministério era fundamental para a estratégia deles, agora que as ONGs estão ameaçadas de ficar de fora, o ministério não tem importância.

A opinião deste blogger é que retirar os fundamentalistas das ONGs do ministério será determinante para fazer do MMA um órgão de peso dentro do governo. Órgão ambiental do executivo é para oferecer soluções ambientais pragmáticas para as diretrizes governamentais. Fundamentalista ongueiro não sabe oferecer solução, pelo contrário, são treinados para oferecer entrave.

ONG tem que ser oNg, ou seja, NÃO governamental. Governo é outra coisa. Governo é lugar pra gente séria, que tenha responsabilidade com a coisa pública e com os interesses do povo brasileiro que os paga.

Comentários

Luiz Prado disse…
PODEM ATÉ FINGIR DESINTERESSE, MAS PERDEM UM BOM DINHEIRO DAS TETAS DOS TAIS FUNDOS SÓCIO-AMBIENTAIS!

AFINAL, ONDE FORAM PARAR OS BILHÕES DE REAIS PAGOS PELAS EMPRESAS NA ÚLTIMA DÉCADA À TÍTULO DE "COMPENSAÇÃO AMBIENTAL" E QUE DEVERIAM TER SIDO DESTINADOS ÀS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?????