Código Florestal: "Voltamos à MP da presidente", diz Mendes Ribeiro

Careca de saber: Ministro da Agricultura
anuncia veto à MP do Código Florestal
O pior ministro da Agricultura da história do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, disse nesta segunda, em entrevista coletiva após a posse do novo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que os vetos da presidente Dilma Rousseff ao texto do Código Florestal aprovado no final do mês passado pelo Congresso Nacional "estão encaminhados".

"Voltamos praticamente à Medida Provisória da presidente Dilma", disse Mendes Ribeiro.

Segundo Mendes Ribeiro, as lacunas deixadas pelos vetos serão solucionadas através de decretos que evitam o crivo do Poder Legislativo. “O decreto tira a discussão sobre a matéria”, disse o Ministro. Os decretos redigidos no âmbito do Poder Executivo devem ser apresentados nos próximos dias.

Sem ser específico o ministro Mendes Ribeiro sinalizou que a presidente Dilma vetará o item do Artigo 61-A que viabilizou a votação no Senado e que trata da consolidação de uso agrícola em APPs agricultadas antes de 2008. Segundo Ribeiro, as questões referentes às APPs em margens de rios e de nascentes, alteradas no Congresso Nacional, devem ser revistas com o decreto do Executivo. “A 'escadinha' foi uma coisa que o governo discutiu e que entendia como necessário”, disse Mendes Ribeiro à Agência Brasil.

Ribeiro participou de reunião nesta segunda pela manhã sobre o Código Florestal com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Advocacia-Geral da União. O Ministro não quis detalhar quais serão os vetos, mas acrecentou que um decreto irá regulamentar a matéria tanto em relação ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) como Cadastro Ambiental Rural (CAR).  Os vetos devem ser anunciados até a próxima quarta-feira.

As informações são da Agência Estado e da Agência Brasil. A foto é de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil.

Em tempo, é impressionante o despreparo dos jornalistas que cobrem essa matéria. O ministro diz que voltou o texto da MP original e a machete da Agência Estado é: Ministro diz que Dilma fará poucos vetos ao Código. Exatamente o contrário do que o Ministro disse.

Comentários

e1000 disse…
Essa PresidAnta tem q aprender o que em uma democracia representativa quem legisla e' a Câmara e o Senado.. Ela nao pode ficar eternamente escrevendo, apagando e reescrevendo as leis votadas democraticamente no Congresso e aprovadas no Senado. Esse ranso totalitario dessa bosta de esquerda LaTRino Americana, ja esta atingindo o nivel maximo da tolerancia do setor produtivo..
jerson disse…
esse cara não sabe nem o que faz , quanto mais o que fala, ele já foi desautorizado pela presidente a falar do código, agora vem ele com ersa noticia. ele não sabe de nada.
Unknown disse…
Acho que todos percebemos que a nossa presidente não é a pessoa que toma as decisões e até então, acho que ela não leu por completo todo o texto do "Novo" Código Florestal! Para uma decisão tão importante, nossos políticos deveriam ser Engenheiros Ambientais, Agrônomos e Florestais e não Advogados, Administradores, Esportistas, Atores ou Economistas. O que estes sabem de Meio Ambiente além de páginas lidas nos jornais e revistas sensacionalistas?
e1000 disse…
A simples existencia de um Codigo Florestal ja e' um absurdo completo. Nao se relativiza o direito de propriedade. O intuito verdadeiro por tras de um Codigo desse tipo e' subjetivizar o conceito de propriedade privada, colocando-a submissa a regras e obrigacoes ,diminuindo o direito propriamente dito. Ao se relativizar ou diminuir esse direito, por obrigacoes e deveres, diminui-se diretamente a liberdade do individuo de tomar suas decisoes, caminhando para a total perda da liberdade individual no longo prazo. A obrigaçao de proteger a natureza e' da sociedade como um todo, e nao pode ser relegada a uma minoria de produtores rurais. Se a sociedade deseja a preservaçao, que ela, atraves do Estado, crie e policie parques florestais pelo pais inteiro, por conta dos impostos, e nao obrigado uma parte do setor produtivo a arcar com todos os custos.
Braso disse…
-Deputados e Senadores podem enfiar a viola no saco, estão completamente desmoralizado, porra, um congresso inteiro vota uma porcaria de lei e ainda atras de 4 paredes meia duzia de vagabundos decidem por todo esse bando de congressistas sem moral, poxa se a ditadora vetar renunciem os mandados que é mais digno.
Braso disse…
Vergonha de congresso.
jerson disse…
congresso : bando de desocupados que legislam em causa própria quando lhes convém, são direcionados e
movidos por cargos políticos em troca de votos benesses e favores dados por partidos que apoiam o governo em síntese: a onde a vaca vai o boi vai atras