O silêncio que fala

Recomendação de leitura

Caros, a Senadora Katia Abreu, que também é presidência da CNA, ocupa as páginas amarelas da revista Veja da próxima semana. Recomendo a leitura da entrevista.

Observem que Katia Abreu evitou entrar no tema meio ambiente e Código Florestal. A CNA vem tentando ficar à margem desse debate que está ocorrendo no congresso sobre o assunto. Minha suspeita é de que a Senadora Katia Abreu sabe que essa discussão não dará em nada e tenta preservar a interlocução da CNA para um outro momento, quando uma mudança efetiva nas leis ambientais for mais plausível.

Se isso está correto, eu acho que ela tem razão. Creio que nosso papel nesse momento seja aproveitar esse movimento no Congresso para estressar o debate e tentar expor e evidenciar arestas no paradigma que sustenta o Código Florestal. Em algum momento esse debate vai ocorrer de forma séria. Nesse momento será necessário isolar, tanto do ruralismo old fashion, quanto o ambientalismo fundamentalista, assim como também será necessário um terceira via, uma proposta de legislação que possa achar guarida na ala parcimoniosa e racional dos dois lados da disputa. Este blog estará nessa guerra.

Você pode comprar a revista Veja, ou mande um e-mail para maispreservacao.maisproducao@gmail.com que eu envio a íntegra da entrevista para você.

Bom final de semana.

Comentários