Quem procura acha: AGU processa procuradores do caso Belo Monte

A Advocacia-Geral da União apresentou uma Reclamação Disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Raimundo de Jesus Coelho de Moraes. Segundo a AGU, os agentes tumultuaram a audiência pública em Belém, em que se discutia a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo o documento, a participação popular no debate sobre a construção da Usina foi seriamente ameaçada pela conduta “irresponsável e insidiosa” de dois membros do Ministério Público. Para a AGU, o procurador e o promotor deveriam atuar desprovidos de qualquer ideologia, princípio ou interesse individual. “Quando da defesa de direitos fundamentais, não há que se conceber uma atuação, pelo membro do Ministério Público, de forma parcial e movida por convicções estritamente individuais, desvinculadas daquilo que se denomina interesse público”, explica a AGU na peça.

Durante a audiência pública, segundo a AGU, os promotores incitaram a população presente a abandonar o evento. Instigados pelos dois representantes dos Ministérios Públicos, grande parte dos participantes também deixou a sala. “Não é dado ao membro do MP, a quem compete, como fiscal da lei, zelar pela higidez do procedimento, atuar com o objetivo de esvaziar a audiência pública, conclamando os presentes a se retirarem do local. O membro do MP deve participar ativamente do ato coletivo, sendo tal requisito essencial para o adequado exercício de suas atribuições”, defende a AGU.

Em tempo, quem não tem uma AGU faz o quê? Quem defende o cidadão comum dos abusos dos emepéios?

Comentários

Ajuricaba disse…
Caros,

Ao pesquisar essa matéria descobri que qualquer pessoa pode enviar denúncias, representações ou reclamações disciplinares à corregedoria do MP.
Acesse o site: http://www.cnmp.gov.br/corregedoria/atribuicoes/conselhos/cnmp/formularios/email_anexo/form_email_anexo
Luiz Prado disse…
Infelizmente, é bom saber, porque o MP ambiental se transformou numa efervescência de ideologias, truculências, autoritarimos e, ao final, ações políticas. Na área do controle da poluição, TACs mais adiam ações do que colaboram para que sejam realizadas, e o foco nunca envolve a adoção das melhores tecnologias de controle ou os corpos receptores, mas apenas ações pontuais.