Governo manobra o PT para proposta alternativa de Código Florestal

Depois de um seminário da bancada do PT ocorrido hoje, o líder do partido na Câmara, Deputado Paulo Teixeira disse que o PT apresentará proposta alternativa ao Relatório de Aldo Rebelo. Teixeira disse que o partido está fechado com o compromisso de votar o projeto em março, mas não se compromete com o mérito do Relatório de Aldo.

Minha opinião é que o governo está manobrando o PT para apresentar a proposta do MMA como alternativa ao Relatório Rebelo. Venho alertando para isso há dias aqui no Blog. O governo tem força política suficiente no Congresso para empurrar goela abaixo dos produtores a proposta da Ministra Izabella Teixeira, seja ela boa ou ruim para o setor.

O Código Florestal deverá ser votado em março, mas provavelmente não será o relatório de Aldo Rebelo que receberá a indicação do governo. Minha leitura é de que o setor rural deve começar a se articular para barrar a proposta do MMA se houver força, ou para influir na sua redação. O governo pode tentar usar o Relatório de Aldo como distração enquanto prepara o caminha político para aprovar a proposta do MMA.

Com informações do jornal O Globo

Comentários

Infelizmente, parece que você tem razão.

Depois de alegarem falsamente que o projeto do relator Aldo Rebelo não consultou a sociedade eles vem com um projeto totalmente elaborado no gabinete do Ministério do Meio Ambiente.

Se isto ocorrer será o cúmulo da hipocrisia.
Luiz Prado disse…
DE TODA FOMA, O RELATÓRIO DE REBELO É FRAQUINHO. O MELHOR CAMINHO PARA O CÓDIGO SERIA A LATA DE LIXO E A ILHA DA FANTASIA (BRASILIA) PARAR DE ACHAR QUE PODE E DEVE LEGISLAR SOBRE TUDO, DO OIAPOQUE AO CHUI. ALGUÉM CONSEGUE IMAGINAR UMA LEI COMO O ESTATUTO DA CIDADE NUM PAÍS SÉRIO? R O "GOVERNO", ENTRE ASPAS MESMO, CONTINUA EMBURRECIDO ACHANDO QUE O CÓDIGO FLORESTAL É ASSUNTO DE MEIO AMBIENTE E NÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.
Luiz Henrique disse…
Esta claro que a Reserva legal para particulares não será extinta, acho que um acordo mínimo para votação seria 50% de Reserva Legal para o Norte e em todo o país a inclusão das APPs como parte da RL; esta é a única forma da água e de propriedades ricas neste elemento serem valorizadas e protegidas.