Em estudo feito pela universidade britânica de Cambridge, os animais conseguiram identificar celebridades como Barack Obama e Emma Watson a partir de fotos |
As ovelhas são mais espertas do que a gente imaginava. Um estudo feito pela renomada universidade britânica de Cambridge comprovou que esses animais são capazes de reconhecer rostos a partir de imagens bidimensionais. Ou seja, uma foto é suficiente para que as ovelhas saibam de quem se trata.
No experimento, foram usadas imagens de celebridades como o ex-presidente americano Barack Obama e os atores Jake Gyllenhall e Emma Watson. Toda vez que os animais apontavam para a imagem certa, ganhavam um petisco. E foram muitos, pois acertaram em 80% das vezes.
Em um painel, a foto da celebridade era colocada ao lado da de um anônimo com tipo físico similar. Um sensor infravermelho identificava as escolhas feitas pelos animais. Nas poucas vezes em que erraram, uma campainha tocava, e elas ficavam sem a recompensa.
O mais impressionante é que as ovelhas conseguiram identificar os rostos em imagens com ângulos diferentes, característica que, até então, pensava-se que era exclusivamente humana. Os cientistas também fizeram o teste usando fotos da dona do rebanho. E aí as ovelhas acertaram todas as vezes.
Muito além da mera curiosidade, o estudo ajuda a encontrar cura para problemas bem humanos como o mal de Huntington. Essa doença faz com que homens e mulheres percam a capacidade de aprendizado e de reconhecer rostos no decorrer do tempo.
Nossas amigas ovelhas compartilham conosco a mutação genética que pode provocar esse mal. O estudo da universidade de Cambridge fornece dados indicando que, além da lã, esses animais podem fornecer pistas para aquecer as nossas mentes.
Veja o vídeo do experimento:
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.