Brabo saltitante: Dono de ONG diz que não endossa plantios de dendê e eucalipto da Vale na Amazônia

Não endosso, não vejo, não ouço e
não critico.
O dono da ONG Amigos da Terra respondeu as, por assim dizer, ponderações que fiz no post anterior: Mais uma ONG para chamar de sua.

No post mostro que a Vale S.A., através da transferência de dinheiro da empresa para ONGs de ½ ambiente via Fundo Vale, comprou o silêncio e a conivência do movimento ambiental com vários de seus projetos na Amazônia e fora dela. Até onde sei, o Fundo Vale já tem convênios com as ONGs Imazon, TNC, ISA, e acaba de assinar mais uma transferência de R$ 700 mil reais para a ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

Ontem, via twitter, perguntei ao ambientalista Roberto Smeraldi, dono da ONG Amigos da Terra, se a ONG dele endossa dois dos grandes projetos em que a Vale está envolvida e que juntos estão plantando mais de 200 mil hectares de eucalipto e dendê na Amazônia. Veja abaixo a resposta de Smeraldi:

O Smeraldi é muito divertido. Repare que ele diz que não recebe dinheiro da empresa Vale S.A. É verdade. Funciona assim, a Vale põe o dinheiro no Fundo Vale e o Fundo Vale põe o dinheiro na ONG do Smeraldi. Logo, a ONG do Smeraldi não recede dinheiro da Vale, recebe do Fundo Vale. Entenderam?

O Smeraldi diz ainda que não endossa plantio de eucalipto nenhum, nem plantio de dendê nenhum na Amazônia. É verdade. Ele não endossa, não vê, não ouve, e nem muito menos tece considerações sobre esses plantios. É exatamente esse o produto vendido pelas ONGs e comprado pelas empresas: indiferença.

Se um problema ambiental não é alvo da crítica e merecedor da pauta das grandes ONGs de ½ ambiente, ele não existe. Algumas ONGs e alguns esmerilhadores do meio ambiente estão transacionando livremente esse produto no mercado. Estamos diante de um transbordamento da fronteira da ética nas práticas corriqueiras do movimento ambiental.

----------------------------------------------------
Em tempo, Dona Mirela, se aquele episódio da Feira de Paragominas não foi obra sua é só me dizer de quem foi. Não tenho problema com você, nem com o Fundo Vale, nem com a Vale S.A. e até o problema que eu tinha com o Vale Florestar foi resolvido com a demissão do chefe da quadrilha que se apoderou daquele programa onde eu me orgulho de ter trabalhado e que, aliás, ao contrário do Smeraldi que tá recebendo dinheiro de vocês, endosso integralmente. Até que um nome surja na minha na minha frente a responsável foi você.

Comentários

Luiz Prado disse…
Eles sempre foram compráveis. Aumentado o valor do fundo de comércio com o nome da ONG, apenas ficaram mais caros.

Mas, Ciro, o MMA não vai mandar a tal Força Nacional lá para fazer ceninha para a Globo com dinheiro da nação?