Por enquanto está tranquilo. Ainda não vimos desmatamento, mas vamos continuar procurando, diz fiscal do Ibama

O Ibama iniciou há uma semana mais uma de suas operação de caça aos produtores rurais no sul do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia. A operação foi batizada de Toruk, em referência ao pássaros sustentáveis do filme “Avatar”, de James Cameron.

Conforme o chefe de fiscalização, a operação iniciada na semana passada também vai monitorar a situação das áreas embargadas ano passado. A intenção é verificar se atividades ilegais foram retomadas nestas áreas. Caso alguma plantação agrícola tenha sido feita nessas áreas, os fiscais multarão o criminoso que ousou plantar e confiscarão sua produção.

Até o momento, sobrevoos já foram realizados em áreas do município de Apuí, Canutama e Humaitá e o distrito do Santo Antônio do Matupi, conhecido como “180”, todas localizadas ao longo do trecho mais esquecido pelo Estado da rodovia Transamazônica. A operação abrangerá ainda as regiões de Novo Aripuanã, Lábrea, Maués e Boca do Acre.

“Por enquanto está tranquilo. Ainda não vimos desmatamento ilegal, mas vamos continuar com a operação o ano todo”, disse o chefe da operação do Ibama.

Se você não se lembra, é em Boca do Acre que vive a lavradora, Almerita Francisca da Silva, multada pelo Ibama, em uma desses operações com nome de filme de HollyWOOD. Relembre aí quem é que o Ibama está caçando na Amazônia:


Comentários