Blairo Maggi é Ministro da Agricultura de Mato Grosso ou do Brasil?

Reportagem do Canal Rural, que pertence ao mesmo grupo do JBS, mostra o chororô de um grupo de prefeitos do oeste de Mato Grosso junto ao Ministério da Agricultura por causa do fechamento de plantas frigoríficas na região. Os prefeitos revelaram que o encerramento das operações de dois frigoríficos acabou com mais de mil empregos diretos. Além disso, denunciaram a existência de carteis que prejudicam os pequenos produtores e o aumento da violência em áreas próximas da fronteira da Bolívia. Segundo eles, com a falta de emprego, muitos jovens têm sido atraídos pelo tráfico de drogas.

Para Ronaldo Santos, prefeito de São José dos Quatro Marcos, a expectativa da cidade era de que os recursos liberados para os frigoríficos por meio do Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantissem um investimento na cidade por, pelo menos, 20 anos. “Com o fechamento dessa planta, as famílias foram pegas de surpresa e a gestão municipal também, fazendo com que causasse insegurança no nosso município e região. A partir do momento em que os funcionários terminaram de receber o seguro desemprego, automaticamente essas famílias não tinham, sequer, uma única refeição digna diária para oferecer aos seus filhos”, falou.

O Ministério da Agricultura disse assim meio sem vontade que convocar frigoríficos que fecharam plantas no oeste de Mato Grosso para tentar reabrir as unidades. “Nós não podemos permitir que muitas vezes por conta apenas de interesses por lucro, o cidadão seja prejudicado. Se não ocorrer pelo caminho da reabertura, nós vamos pensar na possibilidade de as cooperativas e prefeituras façam com que as plantas voltem a funcionar”, falou o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki.

Frigorífico fechado tem no Brasil todo.

A pergunta é: Por que só no Mato Grosso? É porque é o estado do Ministro Blairo Maggi? Ele é ministro da agricultura do Brasil ou de Mato Grosso?

Marcos Oliveira/Agência Senado


Comentários