Para Blairo, JBS é quase um cartel em Mato Grosso. Para este blogger, não é só em Mato Grosso.

O Ministro da Agricultura de Mato Grosso, Blairo Maggi. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Para o Ministro da Agricultura de Mato Grosso, Blairo Maggi, o fechamento de plantas frigoríficas nos últimos anos na região Oeste de Mato Grosso é semelhante a um cartel. “Da forma como está, fica muito evidente que há um controle, quase um cartel na região”, disse Maggi a prefeitos de municípios do Oeste mato-grossense. O Ministro já conversa com representantes dos frigoríficos atuantes na localidade, “se não querem operar na região, arrendem o frigorífico, vendam, deixem que o mercado funcione mais aberto”, emendou.

Blairo Maggi em reunião com os Prefeitos do Oeste/MT. Foto: Noaldo Santos /Mapa
De acordo com Blairo Maggi, conversa já entabuladas com diretores da Associação Brasileira da Indústria da Carne (Abiec) indicam que há possibilidade da reabertura de algumas plantas frigoríficas nos municípios de Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Brasnorte e Vila Bela da Santíssima Trindade, todos no Mato Grosso. “Ainda não tem nada definitivo. Mas vamos trabalhar para que isso aconteça. Afinal, o maior rebanho bovino do Brasil está no Mato Grosso”, disse o Ministro que é produtor rural em Mato Grosso.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (Mapa) anunciou ainda que irá liberar R$ 1 milhão, dentro do programa Agro+ Produtor, para a região Oeste de Mato Grosso. O recurso é voltado para a prestação de assistência técnica aos pequenos produtores de leite da região que foram afetados pelo fechamento de três plantas frigoríficas.

Peraí. Será que o JBS é quase um cartel só em Mato Grosso, ou há outras regiões do país com o mesmo problema?

Blairo Maggi é Ministro do Brasil ou de Mato Grosso?

Comentários