CCIR integrará o Sinter e apoiará o combate à sonegação e à lavagem de dinheiro

Como este blog já avisou, o governo federal anunciou no final do ano passado que vai implementar o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). O objetivo é usar uma plataforma integrada para reunir informações de diferentes órgãos do governo sobre terras e imóveis no País.

Sendo um dos componentes do Sinter, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) conterá os dados estruturais de todos os imóveis rurais do País, além das visões temáticas para gestão fundiária, tributária, ambiental, produtiva e social. O CNIR integra o cadastro de imóveis rurais do Incra, que gera o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), e da Receita Federal.

Quando entrar em operação, o sistema apoiará o governo na cobrança de impostos, combate à sonegação e à lavagem de dinheiro, além de reduzir os custos na obtenção dessas informações pelo setor público.

A plataforma pretende ainda melhorar o registro da regularização fundiária, aumentar a segurança jurídica da propriedade, diminuir o risco na concessão de crédito público e de crédito imobiliário, bem como contribuir para a redução do spread bancário, já que os riscos das operações serão menores.

O Sinter será administrado pela Receita Federal, enquanto o CNIR terá gestão compartilhada entre a Receita Federal e o Instituto de Colonização e Reforma Agraria (Incra).

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Você sabe o que é o Sinter? Não? Pois é bom procurar saber.

Comentários