Reforma do Código Florestal evitará massacre da Agricultura, diz Graziano

O texto do novo Código Florestal aprovado no Senado é rigoroso do ponto de vista ambiental mas não massacra a agricultura, com a lei vigente. A opinião é do agrônomo e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano.

"A posição que se reflete no texto do novo Código Florestal é mais conciliadora. O texto pode ser aperfeiçoado, mas é equilibrado", diz Graziano. "Se existe um passivo agrícola, o passivo é de todo o mundo, porque o agricultor tem de pagar a conta?", pergunta Graziano.

Na opinião do ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, a mudança do código é necessária, uma vez que, pela versão atual, grande parte dos produtores rurais estaria desrespeitando a lei. "Mais de 90% dos agricultores estariam ilegais. Pelo código atual, por exemplo, a região onde se produz queijo de minas não poderia ter uma vaca", afirma.

Veja entrevista com Graziano no Terra TV.

Comentários

E o que diz o Xico sobre a necessidade de o Estado de São Paulo perder diversas agrícolas para recompor áreas de Reserva Legal ou, pior, dedicar sua minguada renda para aquisições de novas áreas para compensações e recomposições!
Braso disse…
Se até entre os "sabidões" não existe consenso, ai de nos que temos que trabalhar a terra para sobreviver, vamos ver o que vai dar para ver como é que fica.