Conheça o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável

O Grupo de Trabalho Pecuária Sustentável foi criado no final de 2007 e é composto por representantes dos diferentes segmentos que fazem parte da cadeia de produção de carne de bovina no Brasil. Os representantes das indústrias, associações de produtores, comerciantes, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades participam dos debates.

O objetivo do GT da Pecuária é discutir e formular, de forma transparente, os princípios, normas e práticas comuns que devem ser adotadas pelo setor, capazes de contribuir para a produção sustentável de gado, de forma socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Neste contexto, a participação de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva, bem como da sociedade civil, é fundamental para atingir este objetivo.

Os membros do Grupo pretendem ser proativos em face desses desafios, criando um espaço de diálogo e acordos em busca da produção sustentável de gado, consciente da responsabilidade socioambiental de todos os envolvidos.

Até dezembro de 2008 foram realizadas 8 reuniões.

O grupo está aberto a novas adesões e, até agora, seguintes instituições estão participando.

Frigoríficos: Bertin, Frigol, Independência, Mercosul, Minerva e Quatro Marcos

Processadores: Braslo

Produtores: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA)

Varejistas: Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart Brasil

Bancos: Banco da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Itaú BBA, Banco Rabobank International Brasil, Banco Real e International Finance Coroporation (IFC)

Sociedade civil: Aliança da Terra, Imazon, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM), Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil

Centros de pesquisa e universidades: Centro de Conhecimento em Agronegócios (Pensa-USP), Embrapa Pantanal e Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

O grupo possui um Secretariado Executivo, formado pelas seguintes organizações: Banco Rabobank International Brasil, Banco Real; IFC; Independência; Wal-Mart Brasil; The Nature Conservancy (TNC) e WWF–Brasil.

Saiba mais: Organizações apresentam diretrizes para pecuária sustentável

--------------------------------------------------------------
A composição do grupo me parece ainda muito viesada. Tem muita ONG, muito Banco, mas não há ninguém de mãos grossas no grupo, os pecuaristas estão fora. Não será possível construir alternativas sustentáveis reais sem a presença massiva de quem tem o pé na roça.
A criação do forum é, entretanto, louvável. Pode virar o think tank necessário à discussão racional de alternativas institucionais e técnicas viáveis.
Divulgue e procure participar.
Tenho uma cópia do estatudo do Grupo e do formulário de solicitação de participação.
Entrem em contato caso queiram.

Abs,

Comentários