Campanha Mata Ciliar, sim; Reserva Legal, não.

A C.Vale, uma cooperativa do Paraná com quase meio século de história, lançou uma campanha junto a seus associados chamada Mata Ciliar, sim; Reserva Legal, não.

A C.Vale disponibiliza no seu site os endereços de parlamentares e modelos de cartas para serem preenchidas pelos produtores e enviadas aos congressistas sugerindo mudanças no Código Florestal. O argumento é o de que abrir mão de 20% das propriedades, hoje em franca produção de alimentos, para a recomposição onerosa da Reserva Legal representa um mal social.

Segue abaixo o texto da campanha:

A C.Vale junto com seu quadro de associados estão desencadeando uma campanha de conscientização sobre o impacto da mudança do código ambiental. Se a lei entrar em vigor no formato que está 20% de cada área rural será destinada ao plantio de árvores, ou seja, para reserva legal. Mas ainda há tempo para reverter esse quadro. A cooperativa está incentivando todos os agricultores e comunidade em geral para que envie e-mail e/ou cartas aos deputados e senadores pedindo mudança no Código Florestal.

Para facilitar a compreensão em torno do assunto, estamos disponibilizando modelos de cartas e todos os endereços eletrônicos dos deputados e senadores para que você envie o maior número de correspondências possível para os deputados e senadores de sua escolha e participe dessa campanha


Link para o site da C.Vale

Link para o hotsite da campanha Mata Ciliar, sim; Reserva Lega, não.

--------------------------------
Necessário ressaltar que este blogger não concorda integralmente com a demanda da C.Vale, nem com o conteúdo das carta disponibilizados no site. Mas é necessário reconhecer que a demanda da cooperativa, e dos seus produtores associados, é um demanda legítima.

O fato dos produtores da C.Vale não terem o mesmo acesso à mídia que tem o Greenpeace, ou o Minc, ou a Mirian Leitão, não implica que a demanda deles seja menos legítima. Eles são brasilieros, parte legítima da sociedade brasileira. Eles merecem ser ouvidos.

Cabe ressaltar também que a C.Vale conclama seus produtores a se rebelarem contra 20% de Reserva Legal previstos para o Brasil não amazônico. E os Amazônidas, o que devem fazer com a imposição de 80% de Reserva Legal?

Gostaria de me congratular com os responsáveis pela campanha. Esse é o espírito democrático. É preciso instigar os produtores brasileiros a manifestar sua indignação quanto ao Código Florestal. É preciso ordená-los. É preciso orientá-los.

Rebater ambientalista é contraproducente. Ambientalista é como massa de pão, quanto mais você bate, mais bonito fica o pão. É necessário construir um caminho alternativo. É necessário isolar o ambientalismo radical. É necessário mostrar aos brasileiros urbanos o potencial preservacionista que há em se tratar o produtor rural como aliado do meio ambiente. É necessário mostrar à sociedade que aquilo que afeta negativamente o setor produtivo nacional, também afeta negativamente a sociedade brasileira.

Congratulações ao pessoal da C.Vale

Peço aos leitores deste blog que divulguem em sua rede de amigos a campanha da C.Vale: Mata Ciliar, sim; Reserva Legal, não.

Comentários