PV pressiona o PT para barrar a reforma do Código Florestal

Verdes e petistas se reuniram ontem, quinta-feira, em Brasília, para discutir o eventual aopoio de Marina Silva a candidata Dilma Rousseff. O encontro terminou sem acordo sobre o tema.

De acordo com Alfredo Sirkis, presidente do PV do Rio, que esteve na reunião, o coordenador do programa de governo de Dilma, Marco Aurélio Garcia, não se comprometeu a barrar a tramitação da reforma do Código Florestal. "Ele (Marco Aurélio) nos falou que a nova bancada de deputados federais do PT concorda com nossa posição sobre o Código Florestal. Perguntamos se a Dilma se comprometeria a vetar o projeto e ele ficou de elevar a questão para uma discussão interna da campanha", disse Sirkis ao jornalista Sergio Roxo do jornal O Globo.

Os petistas ficaram de apresentar até sábado uma resposta, por escrito, para ser levada à convenção do PV no domingo, que definirá o rumo dos verdes no segundo turno.

Falta de acordo pode rachar o PV

Tanto Dilma quanto Serra vem se recusando a assumir com o PV de Marina o compromisso de vetar a reforma do Código Florestal. Essa recusa pode levar o PV a não apoiar nem um dos dois candidatos e a liberar seus diretórios estaduais a decidirem quem apoiar de acordo com as conveniências regionais.

Nos bastidores dois medalhões do PV, Fernando Gabeira (RJ) e Fábio Feldmann (SP), vêm tentando direcionar o partido a apoiar José Serra. Segundo a Folha de São Paulo, Gabeira e Feldmann estão organizando um ato público na próxima segunda-feira no qual referendarão o apoio de parte dos verdes a José Serra. Segundo eles, Serra prometeu cooperação tucana no embate em torno da votação do Código Florestal.

Comentários