Nem o governo cumpre o Código Florestal

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) enviou recomendação ao Incra solicitando a regularização do assentamento Palma Arruda, localizado na cidade de Jaru. O projeto de assentamento Palma Arruda foi criado em maio de 1998 e no planejamento inicial contava com uma área de floresta nativa com mais de nove mil hectares que deveria ser destinada à Reserva Legal do assentamento, o que não aconteceu.

Muitas invasões ocorreram no local a partir de 2000 e o Incra acabou criando as Agrovilas I, II e III, com aproximadamente 60 famílias dentro da Reserva Legal do assentamento. A área onde ocorreram as invasões, inicialmente destinada para a Reserva Legal do Palma Arruda, encontra-se dentro da Reserva Biológica Federal do Rio Jaru - Rebio Jaru - e, em sua grande parte, integra a área de preservação permanente do rio Machado. Ou seja, o Incra tentou fazer uma RL dentro de uma Rebio que fica numa APP. Entederam?

O MPF/RO recomendou ao Incra, órgão responsável pela regularização e recuperação de área explorada irregularmente, que normalize o projeto de assentamento Palma Arruda, que estabeleça critérios de acompanhamento e controle do cumprimento às normas ambientais, com medidas práticas e concretas em relação à área destinada à reserva legal, além de não permitir qualquer assentamento no local.

O MPF/RO recomendou também que o Incra faça uma triagem com os moradores das Agrovilas I, II e III e garanta a realocação dos trabalhadores rurais para outra área, assim como fornecer meio de transporte para retirada de seus pertences.

O Incra deverá enviar ao MPF/RO relatórios das providências que estão sendo tomadas até a conclusão final dos trabalhos. O descumprimento da recomendação pelo Incra implicará em ação judicial e o órgão tem o prazo de trinta dias para se pronunciar.

Com informações do site Rondônia ao Vivo

Em tempo, se fosse um produtor rural estava multado, preso e vilipendiado. Mas o governo pode... com ph de pharmacia.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Existe uma piada que menciona que Deus quando fez o Brasil com seu exuberante território, para balancear com o resto do mundo, pôs por aqui um povo abaixo da média. Quando vejo um candidato como Tiririca ser o Deputado mais votado do país tenho que concordar com a piada; resumindo, o culpado por todas estas leis absurdas somos nós mesmos, com nossa desunião, com nossa avacalhação, com nossa falta de atitudes e mobilização.
Imaginem os absurdos que ocorrem por aqui de MST, IBAMA, ONGs, se fossem na America do Norte ou Europa, imagine se por aqui tivéssemos seis meses de neve, imaginem.............