O ½ ambiente no discurso de posse da Presidenta Dilma

“Queridas brasileiras e queridos brasileiros, considero uma missão sagrada do Brasil a de mostrar ao mundo que é possível um país crescer aceleradamente sem destruir o ½ ambiente.

Somos e seremos os campeões mundiais de energia limpa, um País que sempre saberá crescer de forma saudável e equilibrada. O etanol, as fontes de energias hídricas terão grande incentivo, assim como as fontes alternativas: a biomassa, a eólica e a solar. O Brasil continuará também priorizando a preservação das reservas naturais e de suas imensas florestas.

Nossa política ambiental favorecerá nossa ação nos fóruns multilaterais, mas o Brasil não condicionará sua ação ambiental ao sucesso e ao cumprimento, por terceiros, de acordos internacionais. Defender o equilíbrio ambiental do Planeta é um dos nossos compromissos nacionais mais universais.”


Em suma, traduzido do dilmês:

Queridos brasileiros, continuarei nosso greenwashing asfixiando dura e arbitrariamente a economia da Amazônia e relegando os brasileiros do norte à miséria verde para nos cacifar junto aos grandes poluidores do mundo. Farei com que o Brasil arque com o custo de preservar o mundo sozinho, mesmo que o mundo não faça o mesmo nem dê importância à nossa atitude brilhante. Continuaremos construindo hidroelétricas na Amazônia e usinas nucleares em Angra ainda apesar dos ambientalistas. Desenvolverei preservando e defenderei o equilibro ambiental do planeta.

Em tempo, o que é um compromisso menos universal?

Comentários

Luiz Prado disse…
Esse discurso alguém escreveu e deu para ela ler. Não fará a menor diferença no dia a dia, para bater o martelo.

Álém do que, quando os preços dos grãos e da carne aumentarem, como inevitavelmente acontecerá, a área econômica do governo passa o rodo nesses ambientalistas de algibeira.