Produtores rurais precisam continuar lutando, diz Stephanes

O ex-ministro da Agricultura e deputado federal, Reinhold Stephanes, está preocupado com a desmobilização dos produtores rurais após a votação do relatório Rebelo na Câmara dos Deputados. O tema ainda terá que passar pelo Senado e pela Presidência e, segundo o ex ministro, é fundamental que os produtores estejam mobilizados para acompanhar a apreciação da matéria. Stephanes teme que a desmobilização do setor possa trazer o risco de retrocesso à votação.

Para o ex-ministro, a revisão do Código e a participação dos produtores é fundamental. "Na verdade, 80% das normas em vigor tiveram mudanças profundas de conceito, principalmente por meio de medida provisória que, em 2001, deixou de fora do processo produtores, Ministério da Agricultura e cientistas", explica.

Aprovação na Câmara

Em maio, após 12 anos de análise, e com intensa participação dos produtores rurais, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto do novo Código Florestal. O texto base do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi aprovado por 410 votos, dos 474 parlamentares presentes em plenário.

A aprovação do texto na Câmara foi apenas o primeiro passo. O movimento ambiental trabalha pesadamente para alterar o texto no Senado e para constranger a Presidente da República e forçá-la a vetar o texto. É fundamental que os produtores rurais mantenham-se mobilizados. Procures o presidente do seu sindicato rural ou da Federação Estadual e se coloque a disposição.

Com informações da Ascom do deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB/PR).

Comentários

Luiz Prado disse…
A estratégia da canalha que fica dependurada nas tetas e zanzando nos corredores do MMA sempre foi a de fazer as coisas de maneira clandestina e, agora, mudou para a tentativa de esperar a desmobilização. Stephanes tem razão.