Senado retoma discussão do Código Florestal na próxima semana

Cozinhando o galo
Em meio a acusações de envolvimento com o escândalo dos aloprados, a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tenta se reunir na próxima semana com os presidentes das comissões encarregadas de emitir parecer sobre o Relatório Rebelo (Acir Gurcaz, Rodrigo Rollemberg, Jorge Viana e Luiz Henrique da Silveira). A intenção de Ideli é garantir que Senado altere o projeto.

Na sexta feira, 1º, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará seminário para discutir o Código Florestal. Foram convidadas a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária. O seminário deve ocorrer a partir das 14h na Sala 13 da Ala Alexandre Costa.

Na verdade o Senado está, como diz o sertanejo, cozinhado o galo. Os senadores não querem discutir o assunto no calor dos debates que sucederam a votação do Relatório Rebelo na Câmara. A estratégia é enrolar, gastar o tempo, até o recesso parlamentar de julho e retomar os debates apenas em agosto.

Com a expectativa de mandar o projeto de volta para a Câmara os Senadores devem, covardemente, fazer média com a opinião pública alterando o texto ao sabor das pressões urbanas e mandando o abacaxi de volta para os deputados. Não é absurdo imaginar que os Senadores farão isso no final desse ano e a presidente Dilma tenha que adiar o decreto de criminalização da agricultura um 4ª vez.

Vejamos.

Comentários