Carta aberta ao Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho

Foto: Antônio Cruz da Agência Brasil
Prezado Senhor Ministro Mendes Ribeiro Filho,

O Senhor assume o Ministério da Agricultura em um dos momentos mais importantes para o setor rural brasileiro dos últimos 50 anos. Nesse momento o Congresso Nacional avalia um novo texto para o Código Florestal brasileiro.

O texto, que já foi aprovado pela Câmara e está sendo analisado pelo Senado Federal, foi fruto de longas conversas e negociações do relator da matéria na Câmara, Deputado Aldo Rebelo, da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixera, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e do seu antecessor no Ministério da Agricultura. Sob determinação da Presidente Dilma Rousseff os três ministros acima citados e o deputado Aldo Rebelo construíram um acordo em torno do texto que foi aprovado na Câmara dos deputado com 410 votos favoráveis.

Embora o texto em análise no Senado tenha sido fruto de um acordo de governo, o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, subordinado à Ministra Izabella, tem dado declarações públicas de que o texto deve ser modificado pelo Senado. A própria Ministra Izabella Teixeira, em entrevista publicada em um site de ambientalistas, afirmou que o texto, que foi negociado com ela, deve ser alterado pelos Senadores. Segundo o site " uma das principais questões na agenda da ministra é a luta para mudar o texto aprovado na Câmara". (Clique aqui e veja a matéria). O Ministério do Meio Ambiente vem trabalhando intensamente nos bastidores para minar o texto de reforma do Código Florestal. Não há uma única audiência pública que não seja acompanhada de perto por um ambientalista do MMA.

A Ministra Izabella Teixeira e os ambientalistas que tomaram conta do Ministério do Meio Ambiente estão flagrantemente quebrando o acordo construído com o Deputado Aldo Rebelo por determinação da Presidente Dilma Rousseff. O Senhor precisa contrabalançar essa atitude. Seu antecessor era incapaz de fazer frente a esse desafio mais preocupado que estava com o aparelhamento político do Ministério da Agricultura.

Não ligue para as acusações de que o Senhor não tem raízes no setor rural. O ex presidente Lula nunca havia administrado nem a própria casa e, no entanto, foi capaz de governar o Brasil por dois mandatos construído avanços sociais significativos.

Não se acovarde diante dos ambientalistas do governo como fez o seu antecessor. Uma vez que a Ministra Izabella foi a público contra o texto de Aldo Rebelo também o Senhor pode ir a público defender os interesses do setor rural. E o Senhor precisa e deve fazê-lo. Sua atitude pode fazer a diferença para aprovação de um texto para o Código Florestal que não inviabilize a agricultura nacional.

Minha sugestão é que o Senhor forme um núcleo de técnicos ligados diretamente ao seu gabinete e encarregado de acompanhar diuturnamente os debates sobre o Código Florestal no Senado. O Senhor certamente conhece pessoas capazes de assessorá-lo nesse desafio.

Esse momento lhe dá a oportunidade de entrar para história da agricultura nacional como o Ministro que protegeu o setor rural brasileiro dos absurdos do Código Florestal vigente. Estou certo que o Senhor é capaz de fazê-lo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você concorda com o que está escrito acima envie a carta para o email ouvidoria@agricultura.gov.br e gabinete@agricultura.gov.br e faça o texto chegar o nosso novo Ministro da Agricultura.

Comentários

jerson disse…
A QUESTÃO É QUE QUEM OCUPA O MMA.
NÃO TEM GABARITO PARA EXERCER A FUNÇÃO, FOI COLOCADA LA POR PRESSÃO DOS ECOXIITASFUNDAMENTALISTAS, QUE TEM
O PODER DE DOUTRINAR, JORNALISTAS,
POLITICOS E PESSOAS MAL INFORMADAS.
PORQUE SE LA TIVESSE UMA PESSOA
GABARITADA COM CERTEZA DE SÃ CONCIÊNCIA VERIA QUE O NOVO CÓDIGO
FLORESTAL, ALEM DE AJUDAR O BRASIL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ESTA PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE NA MEDIDA QUE COLOCA NORMAS E LEIS CLARAS.