Código Florestal: Senadores ouvirão ex ministros do ½ Ambiente e da Agricultura

Nessa semana os senadores que analisam a reforma do Código Florestal realizarão audiências públicas para ouvir ex-ministros da Agricultura e do ½ Ambiente sobre o projeto de reforma do Código Florestal.

Os ex-ministros do ½ Ambiente José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Rubens Ricupero devem ser ouvidos na próxima quarta-feira (24), às 8h30. Na quinta-feira (25), devem ser ouvidos os ex-ministros da Agricultura Reinhold Stephanes, Alysson Paulinelli, Francisco Turra e Andrade Vieira. Ainda serão chamados Pratini de Moraes e Arlindo Porto.

Senadores ouvirão também as academias de ciência

Depois de fazerem lobe contra a produção rural brasileira a Sociedade Brasileira para Conservação dos Paradigmas (SBCP) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) também serão ouvidas pelos senadores. As três comissões que discutem o novo Código Florestal ouvirão Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Congelamento dos Paradigmas; Jacob Palis Junior, presidente do ABC; Renato Valverde, professor da Universidade Federal de Viçosa; e Luiz Carlos Silva de Moraes, procurador da Fazenda Nacional e autor do livro Código Florestal Comentado. A data desta audiência pública ainda não foi confirmada.

Convém lembrar que a SBPC e a ABC foram convidadas oficialmente por requerimento o deputado Paulo Piau a participar dos debates na Câmara, mas se recusaram. A intenção na época foi tentar tirar a legitimidade do texto que estava sendo construído e dar a chance dos fundamentalistas de ½ ambiente dizerem que "a ciência no foi ouvida". Oficialmente a SBCP e a ABC disseram que não tinha opinião sobre o assunto e por isso não atenderiam ao convite dos deputados. Fato é que os cientistas se recusaram a participar do debate e andam por aí dizendo que não foram convidados.

Com informações de Iara Farias Borges da Agência Senado

Comentários

Luiz Prado disse…
Essa ABC é fake, tudo para atender ao padrão gringo segundo o qual um cientistas é avaliado não apenas pelo número de papéis publicados mas, também, pelo número de sociedades a que pertence. A posse da última diretoria da tal ABC foi no Golden Room do Copacabana Palace, uma clara demonstração de como ela já nasceu ultrapassada. Não há NA-DA de científico na lei que resolveram chamar de "código florestal".