Código Florestal: Devemos destruir áreas agrícolas em nome da preservação ambiental?

O Código Florestal vigente obriga os produtores rurais brasileiros a preservarem a vegetação nativa em uma parte dos seus imóveis. Ocorre que alguns imóveis, sobretudo nas regiões sul e sudeste, de colonização mais antiga, foram agricultados quando a lei não fazia essa exigência. Em consequência muitas fazendas nessas regiões têm cultivos agrícolas sobre áreas que hoje a lei manda que sejam Reservas Legais de vegetação nativa.
Pela lei vigente o estado de São Paulo, por exemplo, precisa destruir milhares de hectares de áreas agrícolas para recompor seu deficit de Reserva Legal. O mesmo ocorre em estados outros estados como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, entre outros. Você concorda que o Brasil, país que detém as maiores reservas de floresta do mundo, deve destruir parte de suas áreas agrícolas para a reconstrução de mais florestas? Veja no vídeo acima o que o deputado Aldo Rebelo e o ambientalista André Lima pensam sobre esse assunto.

Participe de debate sobre esse tema no site Observador Político (clique no link). Estarei por lá defendendo meu ponto de vista na medida em que o tempo me faculte.

Comentários