Ambientalistas festejam apoio de Ronaldo Caiado contra a reforma do Código Florestal

Presente de Caiado para as ONGs
O fundador e dono da ONG ambientalista Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, disse ao portal Terra que o governo brasileiro perdeu a chance de aprovar o projeto sem maiores dificuldades. Smeraldi explicou que dezembro era o momento mais propício para a aprovação da matéria, pois deixar a discussão para o ano que vem apenas aumenta a possibilidade de veto. Quanto mais perto da Rio+20, mais pressão internacional a presidente deve enfrentar.

O coordenador da campanha do Código Florestal do Greenpeace, Marcio Astrini, vê o adiamento como uma surpresa inesperada, "as críticas da sociedade não adiaram a votação. Mas a falta de acordo ou problemas com ruralistas sim". Ele diz ainda que o texto não tem mais como ficar bom, "é o ruim do Senado ou o ruim da Câmara". Por isso, a esperança de parte dos ambientalistas é um possível veto de Dilma.

Caiado deu aos ambientalista o que eles precisavam. Dilma não tem mais opções a não ser vetar partes do textos. Se o texto de reforma do Código Florestal aprovado no Senado era ruim para o setor rural, como afirma Caiado, o resultado de sua intervenção pode torná-lo ainda pior. Caiado botou a faca e o queijo na mão das ONGs.

O momento era o de derrotar e isolar o fundamentalismo ambiental pavimentando o caminho para derrotá-lo novamente no futuro. Caiado deu a chance aos radicais do fundamentalismo ambientalista de não saírem derrotados desse processo. Pela primeira vez na história da guerra fratricida dos ambientalistas e das ONGs contra a agricultura nacional o setor rural tinha a vitória nas mãos. Caiado conseguiu manter, como sempre fez, o setor rural do lado dos derrotados.

Comentários

Braso disse…
Não concordo com a premissa dos Ambientalistas, apesar que nunca fui ideologicamente a favor das ideias de Caiado," muito pelo contrario", mas nesse caso dar credito para a tática de dividir a base parlamentar da agricultura é outra historia, nos agricultores temos sim é que participar das discussões da Rio+20 e apoiar a ideia de internacionalizar o nosso código florestal, unica maneira que vejo de calar a boca dos fundamentalistas que com certeza verão as ONGs do primeiro mundo manda-los calarem a boca sob a ameça de deixa-los sem grana, então pelo menos se depender de minhas convicções prefiro o embate ou batalha em defesa dos agricultores e futuro de nosso pais, não vamos correr da raia agora e não vamos dividir a bancada ruralistas nessa altura do campeonato, agora só nos resta lutar e ganhar.
Braso disse…
O que foi feito esta feito, vamos em frente porque a luta continua e vamos brigar a briga.rsrsrsr
jerson disse…
esse caiado corta dos dois lados era melhor um mal acordo do que uma boa demanda, ele não deu só a faca e o queijo ele deu muito mais...