Desmatar na Amazônia é crime, mas em São Paulo, não. Por que?

Durante o final de semana prolongado pelas festas carnavalescas, enquanto os militantes ambientais do twitter estavam pulando carnaval, milhares de árvores foram cortadas em cidade do interior de São Paulo.

Segundo informações do jornal O Serrano, após denuncia de populares a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que "a Resolução SMA nº 31/2009 em seu Artigo 3º Inciso III, permite a supressão da vegetação". Ainda segundo a Cetesb, “em que se pese o fato de desconforto causado a terceiros pelo desmatamento, o mesmo encontra amparo legal, estando em conformidade com a legislação aplicável ao caso”.

Então tá, então. É como eu não me canso de dizer aqui no blog, preservar meio ambiente é que nem pimenta, no dos outros é refresco.

Comentários

Ana disse…
Então tá, mesmo! Já não entendo mais nada. Em que casos a Cetesb permite o desmatamento? Fui multada e condenada a florestar uma área, digo florestar e não reflorestar pois nunca cortei um pau na minha propriedade pois a área era agricultável e agora virou capoeira para macaco.Considerando os tempos difíceis em termos salariais, não sei onde fica o "sustentável" nisso tudo, pois preciso me sustentar, arrumar alguma forma de aumentar minha renda e no entanto possuir uma área que ficou abandonada por conta do sistema, prejudicando-me em minha sobrevivência, para mim soa como crime sim, não meu, mas por aqueles que detêm o poder.
É entendimento pacífico que o Código Florestal se aplica também nas áreas urbanas, porém todos sabemos que é possível fazer desmatamento dentro dos parâmetros permitidos pelas Leis Ambientais, que embora irracionais e ilógicos não conseguem proibir tudo.

Mas, no Estado de São Paulo há dois pesos e duas medidas.

Em algumas cidades, onde o MP é atuante ou onde a Prefeitura cumpre a Lei, há rigor até excessivo no cumprimento do Código Florestal com interpretações o mais restritivas possíveis e imaginárias, chegando mesmo à arbitrariedade no impedimento ou protelamento de aprovações. Um verdadeiro Terrorismo Ambiental.

Por outro lado, tem sido escandalosamente descumprido em algumas cidades, em especial na cidade de São Paulo, onde a Prefeitura aprova empreendimentos em APPs (exemplos gritantes: nas marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, ou nos Topos de Morro da Av. Paulista, Sumaré, etc, etc) com a conivência ou omissão da Cetesb, dos MPs, da Secretarias do Meio Ambiente Estadual e Municipal, das Polícias Ambientais, etc.

É um escândalo com a conivência das autoridades e dos supostos ambientalistas que com isto demonstram que defendem outros interesses.

Se tivessem um mínimo de preocupação com o Meio Ambiente estariam empenhados e com prioridade total em coibir a devastação e poluição absurdas que a Cidade de São Paulo faz contra o Meio Ambiente.