A igreja e o Código Florestal: Do lado das ONGs ou da agricultura?

Segue abaixo trecho de artigo escrito por Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales, no interior de São Paulo:

Os agricultores precisam se sentir estimulados a continuarem na agricultura. Em algumas regiões do Brasil já é evidente o abandono progressivo da atividade agrícola. Seria triste se por falta de uma política agrícola adequada, víssemos a última geração de pequenos agricultores abandonarem sua profissão, por falta de estímulo para continuarem com um trabalho tão cheio de riscos e incertezas, acrescido do descaso da população e dos poderes públicos.

Dentro deste contexto foi feito um trabalho válido, mesmo se não compreendido por todos, na discussão do novo Código Florestal. Ficou garantido um capítulo de proteção especial para os pequenos agricultores. Pois o novo Código não podia se constituir em novo desestímulo para os que sempre se sentiram os primeiros responsáveis para preservar o meio ambiente.

Em recente reunião das “pastorais do campo”, seus participantes manifestaram apreensão diante da ameaça aos “espaços de reprodução física e cultural dos povos e comunidades campesinas”. Em outras palavras, diante do risco de ver inviabilizada, concretamente, a próxima geração dos pequenos agricultores. Seria um desastre, não só econômico, mas sobretudo humano e social.

Os pequenos agricultores precisam de grande apoio. Para o bem de todos nós!


Leia o texto na íntegra no site da Rádio Vaticano: Espaço para os agricultores

Comentários