Ibama apreende aviões agrícolas em Mato Grosso


Mais seis aeronaves agrícolas foram interditadas pela Ibama, desta vem em Primavera do Leste, no Mato Grosso. A operação ocorre desde terça-feira (21) e foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério Público Estadual (MPE). O Ibama esta retirando aeronaves agrícolas do ar em outros três estados Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná. As empresas também estão sendo multadas.

Primavera do Leste em a maior frota de aviões agrícolas do país. Quatro empresas foram fiscalizadas. De acordo com o MPE, as empresas foram fiscalizadas nos quesitos de segurança dos trabalhadores, licenciamento ambiental, manuseio correto dos agrotóxicos, além das condições da aeronavegabilidade das aeronaves.

O Ibama notificou 4 empresas, das cinco visitadas, por falta do Cadastro Técnico Federal. O órgão emitirá, ainda, uma notificação recomendatória para que uma das empresas seja autuada e tenha sua operação suspensa no município por não possuir licença de operação.


A operação é realizada em conjunto com diversos órgãos de repressão de modo a encontrar inrregularidades que possam proibir utilizações dos aviões. Quanto o Ibama não encontra um irregularidade, entram os demais órgãos em busca de um motivação.

A Agência Nacional de Aviação (Anac) interditou várias aeronaves por apresentavam problemas nas condições técnicas, como falta de documentação e irregularidades na manutenção dos aviões. O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou três empresas.

Foto: MPT-MS/Divulgação

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários