Recuperar Reserva Legal pode ser ruim para o meio ambiente, dizem especialistas

Fundamentalista ambiental
imprevidente
A hipótese foi levantada por cientistas nesta terça-feira (3), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em uma reunião de especialistas.

Obrigar agricultores a recuperarem áreas desmatadas em imóveis rurais, como exige o Código Florestal vigente, pode ter impactos desastrosos ao meio ambiente. Isso porque nem todas as recuperações de áreas ambientais são feitas com vegetação adequada para as características do bioma.

"Já vi plantio de árvores em regiões com pouca água que acabaram morrendo por competição. A região ficou sem vegetação e a morte das árvores gerou carbono", exemplificou a engenheira florestal Giselda Durigan, do Instituto Florestal do Estado de São Paulo.

"Ao tentar restaurar uma área, um agricultor pode destruir um ecossistema", diz Durigan. "Não está claro qual é a riqueza da flora que deve ser plantada, alternando plantas exóticas e nativas. Posso plantar só café e peroba na minha reserva?", questiona-se o biólogo Sergius Gandolfi, da USP de Piracicaba.

Em tempo, ninguém sabe o que é uma Reserva Legal, nem muito menos como construir uma. Mas todos concordam que o produtor rural é que tem que se virar pra fazer. É como diz a Nike, Just do it!

Comentários