Código Florestal: Ministra do ½ Ambiente vai ao Senado e faz birrinha

Izabella Teixeira no Senado
A ministra do ½ Ambiente, Izabella Teixeira, foi ao Senado discutir alterações no texto enviado pela Câmara e mostrou-se irredutível em relação à permissão de produção agrícola consolidadas em APPs. "Isso levaria ao fim das APPs em áreas rurais, o que é inaceitável. A APP assegura o solo, ela é vida", declarou Izabella. "Nós precisamos ter uma visão estratégica sobre elas."

Tenho uma sobrinha que chora quando a gente nega uma coisa que ele quer muito. Ela fecha a cara, faz beicinho, bate o pé e chora para convencer você a fazer o que ela quer. Ela quer e pronto. Não há argumento que a faça mudar de idéia. Ela tem seis anos.

A Ministra Izabella Teixeira não tem mais seis anos. Não dá mais para conseguir as coisas fazendo beicinho.


Se a Ministra quer recuperar as APPs consolidadas, e eu acho que ela tem razão, ela precisa dizer quais são as alternativas. O que fazer com os ribeirinhos que vivem às margens dos rios há séculos? O que fazer com os produtores de arroz de várzea do Rio Grande do Sul? O que fazer com os produtores rurais do pantanal? O que fazer com os pequenos imóveis em beira de rio ou com muitos regatos cuja área de APP ocupa a maior parte do imóvel?

Vamos simplesmente expulsá-los? Vamos simplesmente exigir a recuperação sob ônus privado sem dar solução para os casos em que essa recuperação inviabilizar os imóveis?

Apresente solução, Ministra Izabella. O meio ambiente agradecerá. Visão estratégica é uma coisa, esculhambar os produtores rurais é outra, totalmente diferente.

Comentários

Luiz Henrique disse…
APPs em áreas consolidadas de várzeas para arroz ou topos de morros e em declive não tem volta, é praticamente impossível retroagir, com beicinho ou não. O que precisamos discutir são as APPs ciliares, estas medidas de 100 a 500 metros de largura não tem sentido, é uma medida cabalística e imposta pelo CONAMA sem critério cientifico nenhum, acho isto e os 80% de RL no bioma Amazônico são os pontos falhos do Relatório de Aldo.
Luiz Prado disse…
APP genérica, como é todo essa lei que denominaram "código", é bobagem. Birrinha MESMO, porque ela não entende absolutamente NADA de conservação de solos. Conservação de solos é algo estudado e praticado há muitas décadas nos países sérios, e em nenhum deles existe essa bobagem de APP. Isabella, como seus antecessores, está fazendo jogo de cena. E só! Por incompetência mesmo, não por interesse na gestão ambiental. Aliás, o tal do "bioma" está cagando para o tal do "código florestal".