Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, (do lado direito da foto, de costas, na penumbra, como sempre) recebendo pressão dos deputados da Frente da Agropecuária para se mexer em defesa do setor. |
Houve também, na tarde de hoje, uma reunião de parlamentares ligados à agricultura com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. O deputados solicitaram mais empenho do Ministro na defesa do setor dentro do Governo.
Em tempo, nos últimos dias eu tenho olhado para o Ministro Mendes Ribeiro, com aquela cara de urso panda dele, e o tenho visto com mais condescendência. Acho bem possível que tenha sido uma combinação articulada na Casa Civil segundo a qual quem falaria em nome do Executivo junto ao Legislativo no tema do Código Florestal seria a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Se as ONGs ficaram contra com a Isabella e os ambientalistas do governo à frente, imagine se o Ministro da Agricultura tivesse dando pitaco.
Mas isso não justifica a forma indolente com que ele tem tratado a matéria. Eu estive no Senado no dia da votação dos destaques do texto na Comissão de Meio Ambiente. Tinha um cara do Mapa lá acompanhando os trabalhos sob determinação do Mendes Ribeiro, mas o cara tava mais por fora do que rego de caiapó. Fiquei com a nítida impressão de que o Mapa se permitiu ficar de fora da elaboração do novo Código Florestal e isso é inaceitável vindo de um ministro que está lá para defender o setor.
Mendes Ribeiro é um Ministro, tem acesso à Presidente Dilma, tem acesso à Ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que são duas pessoas que veem com simpatia o setor rural brasileiro. Ele tem toda condição do mundo de ajudar o setor nesse momento tão crítico. Ele pode fazer se quiser. Se não souber como, ou o que fazer, pergunta. Eu torço para que o Mendes Ribeiro ache um jeito de honrar as bombachas que veste, mas confesso que já perdi as esperanças.
A foto e as informações elencada antes do termo em tempo são da assessoria do Deputado Homero Pereira
Comentários
Cadê?
Alguém viu?
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.