O conluio das academias de ciência com as ONGs internacionais

Na semana que antecedeu o Carnaval as ONGs deram início à organização de um grande show travestido de seminário acadêmico onde pretendem apresentar "estudos" feitos por "cientistas" que atestam por A mais B que a reforma do Código Florestal é ruim. O show acontecerá amanhã em um dos auditórios da Câmara dos Deputados e seguirá na quarta feira em uma reunião da bancada ambientalista da Câmara.

Hoje, véspera do show programado pelas ONGs, as duas maiores academias de ciência do Brasil, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para Conservação dos Paradigmas (SBPC) publicaram uma carta na qual ressaltam que o texto do Código Florestal aprovado no Senado e prestes a ser votado definitivamente na Câmara dos Deputados "retirar o aval da ciência ao texto ora em fase final de deliberação no legislativo".

Antes de ser divulgada oficialmente no site da SBPC a carta apareceu no site da ONG Instituto Socioambiental e logo após a divulgação da carta outras grandes ONGs começaram a trombetar o obscurantismo científico da reforma do Código Florestal. Veja abaixo o que o Greenpeace anda divulgando para seus seguidores numa rede social:
Logo depois Dona Marina Silva, a grande fundamentalistas ambiental anti-agricultura, ecoou o apelo das ONGs internacionais e a tal carta das academias de ciência:
Minutos depois outra grande ONG internacional anunciou o show previsto para amanhã e a relação com a carta das academias de ciência:

Acorda, povo! É um conluio. Está tudo armado entre os cabeças das academias de ciência e as ONGs. Hoje em dia há uma parcela importante do financiamento de pesquisa, sobretudo da área de meio ambiente, que vem de convênio com ONGs. É do interesse de alguns "cientistas" manter um bom relacionamento com essas ONGs. Com um pouquinho menos de escrúpulo os tais cientistas são capazes de prejudicar toda a agricultura nacional em nome desse bom relacionamento.

Por que as academias divulgaram a carta aberta na véspera do show programado pelas ONGs na Câmara dos Deputados? Por que as duas academias de ciência se recusaram a atender o convite do Deputado Paulo Piau para darem suas contribuições na Comissão Especial da Câmara que tratou do Código Florestal?

O que as academias de ciência estão fazendo não é ciência, é clientelismo político. Os cientistas sérios desse país deveriam se manifestar. Mesmo aqueles que não concordam com a reforma do Código Florestal deveriam ter vergonha do comportamento inescrupoluso e irresponsável da ABC e da SBPC.

Se as academias fossem sérias estariam trabalhando junto ao legislativo na busca se solução. Mas elas não oferecem nenhum solução para os conflitos de aplicação da lei. Limitam-se a apresentar os problemas do texto, a não participar do processo de construção legislativa para não "respaldar" a reforma, a fornecer munição para campanhas de ONGs internacionais.

Isso não é ciência. Isso é charlatanismo, é impostura científica.

Comentários

Luiz Prado disse…
"Academias de ciências" brasileiras??? Essas duas são apenas de papel, com grupos que.. .usam o papel timbrado.
amadeuszanetini disse…
é foda ver os seus professores serem contra a reforma, eles se preocupam tanto com o meio ambiente mas acaba se esquecendo das pessoas