Escravos de Jó jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar...

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, assinou na última quinta-feira (1º) a escritura de recebimento de doação de uma área de 766 hectares no Parque Nacional Grande Sertão Veredas a título de compensação de reserva legal (CRL). A compensação de reserva legal está prevista no novo Código Florestal. Aquele que as ONGs e Marina Silva pediam para ser vetado. Por meio desse instrumento, produtores rurais que tenham deficit de Reserva Legal podem comprar áreas dentro de Unidades de Conservação e doá-las aos ICMBio.

A doação assinada pelo ICMBIo na semana passada foi feita por Emerson Vanderlan, que já tinha doado em outubro do ano passado outros 1.570 hectares, também no interior do parque, por meio do mesmo instrumento de compensação por reserva legal. “Com isso, damos mais um passo no sentido da regularização fundiária da unidade de conservação”, disse feliz o presidente do ICMBio.

O Parque Nacional Grande Sertão Veredas situa-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia. Tem sede no município de Chapada Gaúcha e área de 231.668 hectares. O nome é uma homenagem a João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira, cuja obra-prima foi Grande Sertão: Veredas.

Com informações e imagem do ICMBio adaptadas por este blogguer.

Comentários