Operação da Polícia Federal envolvendo JBS coloca mercado pecuário em alerta

Hoje pela manhã, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na J&F controladora da JBS, em São Paulo. O presidente da JBS e sócio da holding J&F, Wesley Batista, foi conduzido coercitivamente à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimento. As ações ordinárias da JBS registravam perdas de 5,94% na manhã desta segunda-feira (5). Os papéis eram comercializados na casa dos 11 reais.

A Operação da Polícia Federal investiga o aporte de fundos de pensão estatais em empresas. Os alvos primários da operação são o Funcef (fundo de pensão de funcionários da Caixa Federal), Petros (trabalhadores da Petrobras), Previ (funcionários do Banco do Brasil) e Postalis (funcionários dos Correios), além da sede da Eldorado Brasil, uma das empresas do grupo J&F com sede em São Paulo.

Em nota enviada a imprensa, a assessoria da JBS afirmou que "os investimentos feitos pela Petros e Funcef na Eldorado foram de R$ 550 milhões no ano de 2009. De acordo com ultimo laudo independente (Deloitte) emitido em dezembro de 2015, a participação dos fundos atualizada é de R$ 3 bilhões, ou seja 6 vezes o valor investido inicialmente. A J&F e seus executivos esclarecem que colaboram com as investigações e estão à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários."

Não é a primeira vez que o JBS se vê envolvido com a Polícia Federal nos escândalos recentes. No último mês de julho, a empresa foi obrigada a soltar uma nota ao mercado informando que não era alvo da operação Sépsis, que teria como um dos alvos o Friboi, integrante da JBS. Na ocasião a PF realizou buscas na sede da empresa e na casa dono do grupo, Joesley Batista.

Ninguém sabe o nível de envolvimento da J&F com o esquema de desvio de recursos públicos para financiamento de campanhas por meio de doações "legais". Também é impossível prever o efeito que o desenrolar das investigações terá sobre as operações do JBS. O risco de que a J&F e suas empresas entrem em dificuldade com as operações põe o mercado pecuário em alerta.

Algumas consultorias de marcado já recomendando cautela na vende de animais aos frigoríficos JBS.


Quem vendeu boi e não recebeu dos frigoríficos na quebradeira recente enfrentada pelo setor sabe bem o que é isso.

Foto: FMVZ/USP

Comentários