Depois do incidente com os carros do Ibama no sul do Pará a presidente do órgão, Suely Araújo, determinou o bloqueio "preventivo" de todas as serrarias da região de Novo Progresso (PA) no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). Sobre o bloqueio às serrarias, o chefe dos fiscais do Ibama, Luciano Evaristo disse acreditar que quase todas na área atuam na ilegalidade.
“Quase 100% das serrarias trabalham com madeira ilegal, pelo simples fato de que não há plano de manejo autorizado na região, porque não há propriedade privada estabelecida. A regularização fundiária é quase zero”, disse Evaristo.
Esperem aí. Vamos pensar. Se não existe serraria trabalhando de forma legal na região, o Ibama emitia DOF para madeira ilegal?
Evaristo está fazendo uma generalização rasteira. O ato de Suely de bloquear os DOF atinge quem está se esforçando para trabalhar legalmente. É mais uma ato arbitrário sem amparo legal como a maioria das atitudes do Ibama na Amazônia.
Bloquear as serrarias legais da região de Novo Progresso só vai botar mais gente nas manifestações que bloqueiam a rodovia a quase uma semana.
Foto: Vinícius Mendonça - Ascom/Ibama.
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.