Habemus tavola

Comissão do Código Ambiental elege mesa

A comissão especial criada para analisar a proposta de um novo Código Ambiental elegeu agora há pouco o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) para a presidência do colegiado. Para as vice-presidências, foram escolhidos os deputados Ancelmo de Jesus (PT-RO), Homero Pereira (PR-MT) e Nilson Pinto (PSDB-PA). O relator será o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Ao assumir a presidência da comissão, Micheletto enfatizou que a votação da proposta ocorrerá no plenário. Também presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o primeiro vice-presidente da comissão, deputado Ancelmo de Jesus (PT-RO), defendeu as alterações no Código Florestal Brasileiro. "Todos os códigos dos anos 60 foram mudados. É preciso adequar também este código à lógica da produção e da preservação. Não basta ter código se não buscarmos a organização jurídica da propriedade", afirmou.

Relator da comissão, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) encerrou a reunião da comissão, afirmando que assume a função com uma responsabilidade que não procurou. "Não reivindiquei esse desafio, mas o exerço com o mais elevado espírito público", declarou.

O parlamentar pontuou que o Brasil tem preservado mais que os países chamados desenvolvidos e, portanto, deve decidir como manter esta preservação. "Essas sociedades, pretensas civilizadas, é que tentam nos dar as lições. Mas as principais lições estão no Brasil, porque somos nós que preservamos", disse. "Pretendo conduzir o debate com maturidade e equilíbrio entre valorização ambiental, da natureza e da agricultura", completou.

A próxima reunião ocorrerá terça feira, dia 20. Na pauta está a definição da agenda dos trabalhos e deliberações de requerimentos.

Com informações da Agência Câmara e do site Último Segundo

Comentários