Reserva Legal pode acabar, diz Stephanes

O jornalista Milton Neves informou hoje em seu site que almoçou sexta feira passada, 16 de outubro, com o Ministro Reinold Stephanes no Clube Curitibano, em Curitiba.Durante o almoço o ministro informou que foi convocado para uma reunião com o presidente Lula no próximo dia 21 para discutir o tema da Reserva Legal. De acordo com Neves, Stephanes deu a entender que a Reserva Legal pode acabar.

Fonte: Terceiro Tempo
(A foto foi copiada do site acima)

Comentários

Luiz Henrique disse…
A Reserva Legar, como obrigação do proprietário rural, realmente deveria acabar produtor quer é produzir, esta deveria ser uma obrigação do Estado, já que é um beneficio para toda a sociedade.
Só que não acredito que possa ocorrer, estes Xiitas ambientais pensam em socializar os meios de produção, não as reservas ambientais.
emanuel disse…
No dia em que remunerarem com valor R$ justo ao produtor (e nao ao governo) pela manutenção da reserva legal, pode realmente acabar com sua obrigatoriedade e entao fazer uma lei contraria: obrigar o produtor a desmatar X% para produzir alimentos pois, embora importante, ninguem como juquira, nem teca, enm eucalipto, nem ip^, etcc ....ah, e fazer controle de natalidade mundial pois a terra não estica enquanto a população...
Luiz Prado disse…
A hipotética "função ecológica" da reserva legal já acabou, na prática, quando se permitiu que ela fosse constituída sob a forma de condomínio (no Rio, para agradar a Aracruz Celulose) em outro local, "preferencialmente na mesma bacia hidroográfica".

De toda forma, ela é uma taxa que se impõe ao produtor, obrigado a deixar de utilizar parte de suas terras ou a comprar um pedaço de um terra improdutiva porque muito escarpada e não necessariamente adequada a preservação da biodiversidade.

A reserva legal tem mesmo que acabar e ser substituída por políticas sérias de governo para a proteção da biodiversidade (alias, a reserva legal foi originalmente criada por outras razões).