O número é...

10.000

É o número de cabeças de gado pastando hoje nos 45.000 ha de pasto existentes dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.

"Vejam, dá muito trabalho tirar produtos da floresta. Eu tenho de limpar a floresta, cuidar das plantas, fazer a colheita durante a estação chuvosa, depois tenho de andar 24 km até a cidade com esse peso nas costas para vender o mais que eu puder. Mas, quando quero vender um vaca, tudo que eu preciso fazer é avisar quem estiver indo para a rua que eu tenho uma vaca para vender. Alguém vai aparecer na minha porta em uma semana, vai pagar o valor que eu pedir e vai levar a vaca até a cidade por conta dele. Vejam as pernas da minha mulher. Quando ela ficou doente eu levei ela pra rua pra ver qual era problema. O médico disse que tinha de cortar a perna dela. Eu vendi uma vaca e levei minha mulher pra Rio Branco pra ver o que eles podiam fazer. Disseram a mesma coisa. Então vendi um monte de vacas e fui pra Goiânia, onde conseguiram ajudar minha mulher. Vejam só, ela ainda tem perna."

Depoimento de um "seringueiro" da RESEx Chico Mendes tentando, sem sucesso, convencer uma ONG italiana a financiar a pecuária dentro da RESEx. As reserva extrativistas foram criadas depois do assassinato de Chico Mendes, sobre o sofisma de que o extrativismo era mais rentável do que a pecuária. Está aí o resultado, a RESEx Chico Mendes é a maior fazenda de pecuária do Acre.

O depoimento do "seringueiro-pecuarista" foi extraído do livro A Última Floresta de Mark London e Brian Kelly. Se o coitado não tivesse "um monte de vacas" ele estaria vivendo embaixo d'uma floresta com uma mulher sem pernas e; para o regozijo e quem?

Em tempo, a RESEx é área pública, logo, os pecuaristas da RESEx não são obrigados a ter Reserva Legal.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Com certeza uma vaca dá mais leite que uma seringueira.
Estes ambientalistas é quem deveriam ser condenados a passarem o resto da vida na floresta arranhando arvores.
Sou a favor da preservação, mas estes Xiitas são de amargar.
emanuel disse…
O governo brasileiro nao devia permitir tanta interferencia de tanta ONG estrangeira em nosso territorio..o gov permite que eles deem palpites em nossos assuntos... enquanto la somos tratados como americos-laTRIINOS...quero ver quanto vao pagar por Tonelada de carbono de desmatamento evitado pra o coitado, que cuida da floresta, nao perder a perna da mulher...
Luiz Prado disse…
E, o que é mais divertido, a lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Consservação, quando menciona Resex (ou será Resexes? rs) afirma que nelas é proibida a pesca, mesmo amadora).

Em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, existe uma Resex concebida por um ser "ibâmico" e criada por decreto de FHC para agradar a mídia. As grandes embarcações de pesca de fundo e de arrasto continuam lá, fora dos limies da Resex, enquanto dentro dela tem até campeonato internacional de pesca.

Onde, no mundo, existem Resex?

O que Chico Mendes queria era a propriedade comunitária e o trabalho cooperativo. Era um ideal sincero, honesto, mas não menos "idealistíco" por essa razão.