O sofisma e o fato

O jornal Folha de São Paulo, versão impressa, publicou reportagem assinada pelo jornalista Eduardo Scolese dando conta de que o Ministério da Agricultura teria feito uma Medida Provisória que "afrouxaria" o Código Florestal vigente. A reportagem indica que essa MP estaria pronta e seria submetida à Casa Civil para ser depois enviada ao presidente Lula.

O site do Ministério da Agricultura divulgou logo em seguida nota oficial negando a intenção ministerial de afrouxar qualquer coisa.

“É preciso esclarecer a opinião pública. Estão colocando na mesma situação agricultores que, há cinquenta anos, tiveram autorização da lei para ampliar as áreas produtivas, com aqueles que desmataram ilegalmente. Nunca defendi quem desmata ilegalmente”

Trecho da nota de Stephanes.

Em tempo: sofismas, como esse publicado na Folha, tumultuam o debate. Eles podem ser fruto de simples ignorância. Podemos supor, com razoável chance de acerto, que o jornalista de fato acredite no que escreveu. Entretanto, não podemos deixar de atentar para o fato de que DESINFORMAR é estratégia comum para se manipular debates na mídia, sobretudo em debates cheios de emoção e vazios de razão como esse do Código Florestal. O Ambientalismo é extremamente hábil nisso.

Veja a reportagem da Folha;

Veja nota oficial do Ministério da Agricultura.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Este Eduardo Scolese não deve ser levado a serio, ele é totalmente contra os produtores e a quem possa gerar empregos, o seu ideal de mundo é aquele imaginado pelo MST.
Pode ter certeza que o citado “jornalista” acredita no que escreveu, como Hugo Chaves acredita em sua Republica Bolivariana e o PT na democracia cubana