A CPI do JBS: Empresa atuou para controlar o mercado de carne em Mato Grosso


Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso investigou a atuação do grupo JBS no estado. O foco das investigações foi a concentração e o controle da cadeia da carne pelo frigorífico dos irmãos Batista. O relatório final da CPI foi aprovado no dia 5 de maio e pede atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no caso da cadeia da carne.

O blog do Código Florestal mostrou aqui a abertura da CPI há mais de um ano atrás. Relembre:

Deputado quer CPI para investigar JBS por monopsônio na cadeia da pecuária

Cade investigará concentração industrial na cadeia da carne

O documento aponta que a empresa dos Batista controla sozinha mais da metade do mercado de carne em Mato Grosso. Entre 2011 e 2015, a JBS adquiriu ou arrendou vários frigoríficos independentes. A CPI destaca que a empresa adquiria frigoríficos concorrentes e fechava as plantas obrigando os produtores rurais e o varejo a negociar apenas com o JBS. "Estas indústrias arrendadas na sua grande maioria eram paralisadas, ou acabavam paralisando suas atividades, isso sem que tivesse uma justa causa como o Cade disciplina na Lei nº 12.529/2011, no artigo 36, inciso XVII", diz o relatório da CPI.


Conforme o documento, o JBS controla 25 frigoríficos no Mato Grosso. Desse total, 11 funcionam e 14 estão fechadas. “Grande parte delas paralisadas, mesmo aquelas arrendadas, o que levanta certa curiosidade quanto aos motivos de tantas locações para manter o abate paralisado naquelas localidades”, diz o relatório. A empresa alega falta de matéria, inviabilidade financeira, liquidação judicial, problemas ambientais, ou problemas com a estrada para justificar o fechamento das plantas.

Um dos resultados do fechamento das plantas foi o desemprego. No relatório da CPI, os deputados explicam que 18 municípios do Mato Grosso tiveram 21 indústrias paralisadas, totalizando 14 mil e 927 demissões (incluindo as ações dos outros beagle boys). Em todas as cidades, o desemprego afetou a economia local e provocou êxodo. Em alguns locais, milhares de pessoas deixaram as cidades em busca de empregos.

Comentários