A hora e a vez da Agricultura

Caros, peço a todos que vejam com atenção o vídeo abaixo. Infelizmente está em inglês e não disponho de versão com legendas ou dublagem. O vídeo mostra e forma simples talvez o maior dilema da humanidade hoje. A necessidade de compatibilizar produção agrícola com a manutenção de condições de vida do ser humano no planeta.
A grande conclusão é de que nós precisamos colocar todos na mesa para conversar, inclusive a agricultura. O vídeo mostra que é necessário incentivar os produtores, investir em agricultura de precisão, em tecnologia, tornar a irrigação eficientes. O vídeo nos mostra uma oportunidade fantástica.

Isso porque os talibãs da clorofila, o ambientalismo no Brasil, Dona Marina Silva e seu bando de ambientalistas radicais, escolheram o caminho do confronto com a agricultura. Premidos por velhos fantasmas que remontam ao assassinato do Chico Mendes, à agricultura escravocrata de séculos passados e por preconceito do mundo urbano contra o mundo rural, pelo sensacionalismo da notícia fácil, nossos ambientalistas decidiram combater a agricultura. Vejam abaixo:
Atente bem para que diz Sarneyzinho, um dos expoentes do ambientalismo equivocado que se pratica no Brasil. Na próxima semana a Presidente Dilma Rousseff adiará pela 5ª vez um decreto que torna crime a agricultura brasileira. Veja bem, estamos discutindo se o Brasil dará ou não tratamento de criminoso a 90% dos agricultores brasileiros que não se adequam às leis feitas pelos ambientalistas equivocados.

A Fundação Bill & Melinda Gates está investindo milhões num programa chamado Pequena Agricultura é a resposta. (Small Farmers are the answer) por acreditar que pequenos ganhos de produtividade e melhor acesso a mercados de pequenos agricultores é uma das respostas ao dilema exposto no vídeo no topo deste post. Mas enquanto o mundo trilha esse caminho nossos ambientalistas agem assim:
Reparem bem. O mundo começa a perceber que a agricultura é parte importante, não apenas no problema, mas também da solução. O mundo começa a perceber que é necessário trabalhar COM a agricultura e não CONTRA a agricultura.

Nossos ecotalibãs enxergam a agricultura apenas como parte do problema. Eles estão aprisionados na contra-mão do momento pelo seu radicalismo. Estamos na condição de atropelá-los; de deixá-los falando sós; de isola-los em suas fantasias.

Atenção, Senadora Katia Abreu, a senhora é a moça bonita da festa. O mundo não quer mais dançar com Marina Silva. O mundo quer namorar a agricultura.

Agradecimento a Marcio Pravatta, que me segue no Twitter, e que me indicou o vídeo do TEDx.

Comentários

Luiz Prado disse…
Os países sérios e mesmo os ambientalistas dos países sérios já trabalham com a agricultura há muito tempo. Apenas no Brasil existe a lenda de um "código florestal" transformado em cavalo de batalha pelo apagão mental representado por Marinete Grapete e pelas franchises de ONGs gringas.
PARA VER O PRIMEIRO VÍDEO EM PORTUGUÊS, VÁ NO YOU TUBE. ABRA O VÍDEO...

...INICIE O VÍDEO,

CLIQUE DUAS VEZES "CC"(A DIREITA, EM BAIXO).

CLIQUE "TRANSCRIBE AUDIO", AO ABRIR, CLIQUE "OK".

A LEGENDA COMEÇARÁ EM INGLÊS, DAÍ CLIQUE NOVAMENTE UMA VEZ NO "CC".

CLIQUE "TRANSLATE CAPTION".

MOVA O MOUSE NO RETÂNGULO A ESQUERDA ONDE ESTA' RELACIONADO ALGUNS IDIOMAS SENDO QUE O PRIMEIRO É "AFRIKAANS".

ENTÃO CLIQUE EM "PORTUGUESE". TRADUÇAO NAO É BOA.