Momento histórico: Câmara acaba de aprovar a reforma do Código Florestal

Estamos diante de um momento histórico, a Câmara acaba de aprovar nesta quarta-feira, 25 de abril de 2012, a reforma do Código Florestal brasileiro e a revotagação da Lei 4.771 e da Medida Provisória 2.166-67 que lhe dá redação.
Por 274 votos a favor e 189 contrários, os deputados acolheram o relatório do deputado Paulo Piau modificando o texto aprovado no Sanado em dezembro, que era defendido pelo Palácio do Planalto.

Infelizmente, houve um derrota dos pequenos agricultores do Brasil. A votação de hoje, embora signifique um avanço para o mundo rural, levará à expulsão de milhares de produtores rurais do campo. Com um manobra regimental lícita, o governo conseguiu devolver ao texto a exigência de recomposição de 15 metros de APPs nas margens de rios pequenos. Muitos pequenos produtores não terão como atender a essa exigência e acabarão vendendo ou abandonando seus lotes caso sejam cobrados pelo Estado.

A foto é de Antônio Cruz, da Agência Brasil.

Comentários

jerson disse…
espero que a presidente dilma, possa ver isto e retomar o paragrafo do relator para que esses agricultores não fiquem na ilegalidade.
Gilvan Freire disse…
No dia da votação do Código Florestal, o deputado Syrkis do RJ argumentou na tribuna que: como ficará a imagem do Brasil na Rio+20 "lá fora"? Meus amigos, lá fora para quem? EUA, Europa(com a holanda do greenpeace), Ásia, África, onde não tem Reserva Legal muito menos APP? Na Rio+20 tem é que aparecer representantes Brasileiros com o grande argumento que temos aqui Reserva Legal, APP e 61% do nosso Bioma preservado. É essa imagem que temos que mostrar e divulgar na Rio+20. Nós devemos é aproveitar a mesma, para COBRAR Reserva Legal e APP nos países deles. Nosso dever de casa há muito temos feito, devemos cobrar é que eles façam o dever de casa deles. Não entendo é que quem está preservando, ter que dar satisfações e até ficar preocupado com a opinião de quem não preserva. Eles é quem deveriam estar preocupados em relação a quais argumentos vão apresentar na Rio+20. Acho que temos que ter mais altivez, amor à pátria e elevarmos mais a nossa auto estima. Temos que mostrar, como o Congresso fez agora, que o Brasil tem DONO: o Povo Brasileiro.