Assim caminha a humanidade

(recorte de um jornal do interior rural)

O Deputado Federal Moacir Micheleto esteve em Perobal no Paraná, onde se reuniu com lideranças locais, para avaliar os pedidos de emendas parlamentares, para os anos de 2009 e 2010. O prefeito Almir de Almeida, vereadores e lideranças do município conversaram com o parlamentar, quando debateram vários assuntos pertinentes à política local e regional.

Na oportunidade, o deputado falou com propriedade sobre a Reserva Legal, que vem tirando o sono de muitos produtores rurais. Micheleto foi bem claro, nenhum produtor precisa fazer agora, a reserva legal em sua propriedade. Os 96 deputados federais do PMDB fecharam questão sobre o assunto e não votarão o projeto sobre a reserva legal, da maneira que o governo está querendo. Existe um projeto onde consta que todas as propriedades com menos de 90 hectares deverão ser isentas da reserva legal, mas terão que ter a mata ciliar, com distância de 30 metros a margens do rio, mesmo a mata ciliar, segundo Micheleto deverá sofrer mudanças, na sua aprovação, pois existem propriedades que são cortadas por mais de um rio, o que inviabilizaria a propriedade, como forma de renda para seu proprietário. Tudo isso será revisto, afirmou Micheleto.

Um produtor presente à reunião mostrou ao Deputado um comprovante de multa no valor de R$45mil reais. Ele tem apenas 2 alqueires de terra (10ha). O Deputado disse para nenhum produtor pagar a multa e que faça em sua propriedade apenas a mata ciliar, essa sim é obrigatória e não poderia ser diferente. Micheleto disse que prevê grandes mudanças para a reserva legal, pois os agricultores estão sem dinheiro para cercar a propriedade e muito menos, para plantar árvores. Outro alerta do deputado é que se o projeto sobre a reserva legal, não for aprovado até novembro, ele só será votado em 2011, pois a bancada do PMDB fechou questão, que em ano eleitoral não votará nenhum projeto nesse sentido. Aí ele só voltaria a discussão em 2011.

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado

Comentários