Agricultores familiares paranaenses reivindicam do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, mudanças no Código Florestal
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLMESKICs_qvwSKPkhGi6g3S6PSHuFNBTN4UfeNSWlPFYHqt1I7QSAWwyTwnTHgw3kDUvmhArJF52WeEU2OygH-8MniV5zvpLt0GZaJGTGE5C-cLE4aQ2FQNzmFQ36pPBoW1eVFrRTJzIe/s400/Bernardo+na+berlinda.jpg)
Entre as propostas de adequação na legislação ambiental, os agricultores familiares defendem a criação de uma política de crédito com subsídio que favoreça a conversão das suas lavouras convencionais em agroecológicas e querem que o benefício seja estendido também a comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, e a assentamentos de reforma agrária que desenvolvam práticas conservacionistas.
Os agricultores pedem ainda, uma atenção especial às pequenas propriedades rurais que, por estarem sobre terrenos mais acidentados e possuírem um número grande de rios, córregos ou nascentes, terão a atividade produtiva inviabilizada quando passarem a cumprir à risca as exigências do Código Florestal. “É preciso priorizar o pagamento de serviços ambientais nessas pequenas propriedades, com recursos públicos por meio de um fundo mantido por multas, royalties e pela contribuição de empresas públicas e privadas que exploram recursos naturais”, informou o coordenador do programa, Luiz Pirin.
O ministro Paulo Bernardo ficou de levar à Brasília as reivindicações dos agricultores e parabenizou os organizadores do encontro pelos resultados do programa. “Vocês têm no governo federal um grande aliado. Para o presidente Lula, o fortalecimento da agricultura familiar é prioridade e também estratégia de desenvolvimento”, enrolou. Bernardo.
Fonte: Radio Independência
-----------------------------------------------------------
Em tempo, a Reserva Legal no Paraná é apenas 20%. O que os agricultores estão reivindicando é que o governo financie a adequação às leis ambientais. No fundo o que os aflige é o ônus privado da conservação de benefícios públicos.
Te vira Bernardo!!
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.