Bastidores da Guerra do Código Florestal

Numa participação no programa Brasil em Debate da TV Câmara o ex ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, contou que foi o Deputado Assis do Couto, do PT, ligado a pequenos produtores rurais familiares do Paraná, quem colocou na mesa a informação de que 1 milhão de pequenos produtores rurais perderiam a capacidade de produção caso o Código Florestal não fosse alterado acendendo o estopim da mudança recente na lei. Segundo Stephanes, Assis do Couto lançou essa informação numa reunião, com quase 40 pessoas, a quase 3 anos, na presença do Ministério da Agricultura, do MMA e vários ambientalistas. Stephanes contou também que a Casa Civil da Presidência da República chegou a redigir um decreto alterando o Código Florestal, mas o presidente Lula resolveu não se meter na encrenca.

Em entrevista concedida a mim em Belém, um dos ambientalistas do Imazon, contou que aconteceram encontros entre a Senadora Katia Abreu, presidente da CNA, e representantes da ONG ambientalista Greemisery. Tentaram construir, nos bastidores, um consenso mínimo sobre o Código Florestal entre produtores rurais e os fundamentalistas do meio ambiente. Segundo o ambientalista, os encontros foram intermediados por Xico Graziano, ex-deputado ruralista e então Secretário de Meio Ambiente de São Paulo. Graziano hoje coordena a elaboração do programa de governo do candidato Jose Serra. Obviamente, deram-se, os burros, n'água.

Veja o programa da TV Câmara: Brasil em Debate

Infelizmente prometi ao ambientalista do Imazon que não publicaria a entrevista aqui no Blog. O material será usado em um outro projeto meu sobre o tema.

Comentários

Luiz Prado disse…
No campo Institucioal/Transparência Institucional da página da Imazon na internet - wwww.imazon.org.br - a última demostração financeira e relatório de auditoria publicados referem-se a 2008. A Comunidade Européia (sem maiores detalhes), a Gordon & Betty Moore Foundation, e a International Tropical Timber Organization, através da FASE, estão entre os principais financiadores. Isso diz algo a alguém?