Sensatez verde: Ambientalistas enterram o Código Florestal

Um grupo de ½ dúzia de ambientalistas fez hoje (7) pela manhã em Brasília, em frente ao Congresso Nacional, o enterro simbólico do Código Florestal. Os ambientalistas protestavam contra a aprovação do relatório do Deputado Aldo Rebelo, ontem na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
Enterro simbólico do Código Florestal em frente ao Congresso Nacional
Foto: Agência Brasil
Acho que foi uma boa metáfora. A sociedade brasileira e os produtores rurais perderam uma grande chance. Todos deveriam ter acompanhado o enterro. Se eu estivesse em Brasília teria acompanhado o enterro. Teria até levado um calzinho pra apressar as coisas.

O Código Florestal existe desde 1934. A 76 anos a lei exime o Estado do seu papel de provedor de um meio ambiente equilibrado e empurra o ônus da conservação de florestas para o produtor rural e a 76 anos a lei não funciona. Grande parte da destruição da Mata Atlântica, toda a destruição do Cerrado, Caatinga e Amazônia aconteceram porque a lei não funciona. Fizeram bem em enterrá-la.

Ao contrário do que se imagina, enterrar o Código Florestal, a ideologia e todos os dogmas que o cercam talvez seja o primeiro passo para a construção de uma lei ambiental que realmente preserve as florestas brasileiras. É pena que o enterro tenha sido apenas simbólico.

Comentários

Luiz Prado disse…
EU TAMBÉM QUERIA ESTAR LÁ PARA AJUDAR COM A PÁ DE CAL, MAS SEM MÚSICA FÚNEBRE QUE ESSE CÓDIGO NÃO MERECE.