Como combater o desmatamento na Amazônia

Veja o gráfico abaixo. Foi retirado de um estudo de amazonologia do Imazon. Ele mostra a situação das multas aplicadas durante a operação Curupira realizada pelo Ibama e tida como a maior operação policial de combate a crimes ambientais no estado de Mato Grosso.
Para fazer uma operação de salvação da Amazônia você precisa de alguns policiais, alguns fiscais de colete verde e, principalmente, de alguns jornalistas. Dê preferência a jornalistas do sudeste do país e urbanos, quanto menos relação eles tiverem tido com o meio rural, melhor. Você precisa também de algum crime ambiental, mas se você tiver bons jornalistas, mesmo que você não encontre um crime ambiental, eles darão um jeito. Depois é só sair pela Amazônia multando todo mundo. A opinião pública(da) vai adorar e você vai ser um grande salvador da Amazônia.

Pouco importa se depois vai acontecer o que o gráfico mostra, ou seja, nada.

Comentários

Luiz Prado disse…
Faltou dizer: de alguns jornalistas previamente convidados para viajarem às expensas do dinheiro público e deviddamente autorizados pelas respectivas editorias. E, de preferência com alguma mordomia e mesmo um jabázinho que ninguém é de ferro.