População da Amazônia deve ser resgatada da ilegalidade, diz Mangabeira Unger

O ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, disse que o país precisa "resgatar a população da Amazônia da ilegalidade".

Para Mangabeira, que também é professor de Harvard, o esforço de regularização ambiental deve enfrentar um problema decorrente da mudança de um regime de estímulo ao desmatamento, vigente até a década de 1970, para outro de fortes restrições em relação ao uso da terra.

"Com essa reviravolta de regimes legais, a população da Amazônia foi jogada numa ilegalidade retrospectiva, da qual nós agora temos que resgatá-la. Qualquer solução tem de incluir a construção de mecanismos de transição, mas a transição não deve servir de pretexto para abandonar o objetivo maior que é a reconciliação do desenvolvimento inclusivo com o desenvolvimento sustentável", afirmou.

Comentários

Luiz Prado disse…
Essa foi a grande - ainda que única - contribuição de Mangabeira à Nação. Já valeu!
Luiz Henrique disse…
Este cara não pode ser levado a serio, diz e desdiz, já foi o maior critico de Lula e virou seu puxa saco ao ser convidado para o Governo. Hoje ele fala em justiça para a população da Amazônia, amanhã dirá que a floresta é intocável.