CNA alerta para baixa adesão ao CAR nos estados do Nordeste

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nota na qual alerta para a baixa adesão ao Cadastro Ambiental Rural nos estados do Nordeste. De acordo com o texto, os proprietários de imóveis rurais da região mais pobre do Brasil continuam enfrentando dificuldades no processo de adesão ao CAR, cujo prazo final termina no próximo dia 5 de maio.

Os dados mais recentes divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do ½ Ambiente, indicam que o pior desempenho está registrado no estado de Pernambuco, com apenas 13,6% de adesão. Em seguida aparece Alagoas (15,64%), Paraíba (17,34%) e Bahia (25,44%).

As dificuldades operacionais enfrentadas pelos produtores rurais, especialmente dos pequenos proprietários, dizem respeito a aspectos técnicos, relativos ao Código Florestal, e à dificuldade de acesso à internet, especialmente nas cidades de pequeno e médio porte do interior do país.

A legislação que define o CAR, segundo a CNA, é complexa e exige condições que dificultam a declaração pelo proprietário de imóvel rural. Além disso, existem obstáculos adicionais importantes a serem superados. A situação mais preocupante diz respeito ao acesso à internet, especialmente nas áreas rurais e naqueles municípios onde o acesso é precário devido a problemas de infraestrutura, logística e desenvolvimento tecnológico. Essa situação é mais grave nos estados do Nordeste.

Lei a nota da CNA: Estados do Nordeste apresentam os mais baixos índices de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Veja o alerta feito por este blog que falar de prorrogação do CAR dá azar:

Comentários