China comprará carne bovina da Austrália após embargo ao produto brasileiro

Malcolm Turnbull e Li Keqiang fecham acordo para comércio de carne bovina

A China removeu nesta sexta­feira (24) as últimas restrições que restavam sobre as importações de carne bovina da Austrália. Os dois países assinaram um acordo bilateral durante a visita do primeiro ministro chinês, Li Keqiang. O premiê chinês foi recebido pelo primeiro ­ministro australiano Malcolm Turnbull na tarde de ontem, em Canberra. "A China precisa alimentar sua nação... A Austrália está aproveitando a oportunidade para fornecer alimentos de alta qualidade e segurança", disse Turnbull em seu discurso de recepção ao Kequiang.

Ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, segurando a salsicha em foto de José Cruz/Agência Brasil

A Austrália se aproveita da decisão da China de suspender as importações de carne do Brasil, maior exportador de carne bovina e de frango do mundo, devido pixotada aprontada pela Polícia Federal ao anunciar o resultado de operação contra a corrupção no Ministério da Agricultura.

Li Keqiang, disse que o gigante asiático agora aceitará a carne bovina de todos os exportadores licenciados. Anteriormente, as vendas eram limitadas a apenas 11 vendedores australianos.

As exportações agrícolas da Austrália para a China foram impulsionadas pelo abrangente Acordo de Livre Comércio entre os países assinado em 2015, concretizando a posição da China como maior parceira comercial da Austrália.

Foto: Ministry of Foreign Affairs, the People's Republic of China

Comentários